domingo, 12 de novembro de 2017

À conversa sobre ''A Floresta em Portugal'' com o deputado Carlos Matias

No dia 21 de novembro, na Biblioteca Escolar Guilherme d'Oliveira Martins, pelas 10.40h, o deputado Carlos Matias, eleito pelo círculo eleitoral de Santarém, que integra a Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, pertencendo ainda ao Grupo de Trabalho - Acompanhamento da Temática da Floresta Portuguesa e dos Incêndios, virá estar à conversa com alunos do 10.º ano sobre ''A Floresta em Portugal''.

Dia da Floresta Autóctone

A Biblioteca Escolar Guilherme d’Oliveira Martins organizou uma Mostra documental e de várias espécies da Floresta Autóctone entre os dias 9 e 30 de novembro na Biblioteca Escolar. Esta Mostra documental terá a colaboração do CMIA - Centro de Interpretação Ambiental de Tomar, nomeadamente com a disponibilização da Exposição ''E depois do incêndio'' e outros materiais produzidos pelo CMIA sobre cada uma das árvores da floresta autóctone portuguesa. A Mostra de árvores e plantas da Floresta Autóctone tem a colaboração dos Viveiros Manéis (S. Lourenço, Tomar). Um ppt produzido pela equipa BE GOM sobre algumas das árvores mais conhecidas da Floresta Autóctone é projetado em permanência.

Dia Internacional da Biblioteca Escolar

A Biblioteca Escolar Guilherme d’Oliveira Martins comemorou o Dia Internacional da Biblioteca Escolar segundo proposta da IFLA. Em Portugal este Dia comemora-se na quarta segunda-feira do mês de outubro. No ano corrente o lema proposto foi ''Ligando comunidades e culturas''. Foi feito o levantamento da naturalidade dos alunos do AET, fora do espaço português. No AET há alunos oriundos de 20 nacionalidades diferentes. Na Escola Jacome Ratton há alunos de 10 diferentes nacionalidades para além da portuguesa. Aqueles alunos foram contactados e convidados a trazerem um qualquer ''elemento'' característico do seu país de origem para colocar numa Mostra Documental. Foram elaborados cartazes com uma imagem identificadora de cada origem e criado um QR Code que dava acesso a uma música de cada um dos referidos países. Num mapa-mundo foram assinalados os países de origem e destacada a Bandeira de cada um dos países. Foi ainda criada uma apresentação com informação sobre cada um dos 20 países de origem dos alunos que esteve em permanência a passar no plasma da BE GOM. A Mostra esteve disponível entre 23 e 27 de outubro.