domingo, 22 de outubro de 2023

Dia Internacional da Paz - 21 de setembro

 
O Dia Internacional da Paz, comemorado anualmente a 21 de setembro, foi estabelecido pelas Nações Unidas em 1981. Esta comemoração tem como objetivo levar as pessoas a sensibilizarem-se para a necessidade da paz no mundo e para promoverem atos que tenham como resultado o fim dos conflitos entre povos, o cessar-fogo e a consagração da paz mundial.
Este ano, numa cerimónia no Jardim da Paz, na sede da ONU em Nova Iorque, António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas, celebrou o Dia Internacional da Paz com um apelo à “solidariedade global” e à “ação coletiva”.
No seu discurso referiu: “Enquanto nos reunimos hoje, a paz está sob ataque em comunidades, países e regiões. A paz também está sob ataque nos corações e mentes das pessoas pelas forças obscuras da desinformação e do discurso de ódio. Gota a gota, o veneno da guerra está a infetar o nosso mundo, colocando milhões na linha de fogo, corroendo os direitos humanos e a segurança e o bem-estar de todas as pessoas.”
Nesta Biblioteca Escolar, este dia foi evocado mais uma vez, numa perspetiva solidária com todas as operações de paz no mundo e também para sensibilizar os mais jovens que é necessário o fim dos conflitos entre os povos.
Como sugestão de leitura, esta biblioteca tem à disposição as seguintes obras: “A paz enfurecida”, de Ascêncio de Freitas; “A guerra e a paz”, de José-Augusto França; “Mergulho na paz”, de José Hermógenes; “Como um cidadão global que ama a paz”, de Sun Myung Moon; “Portugal e a paz”, de Oliveira Salazar; ”Tolerância, porta aberta para a paz”, da UNESCO e “Guerra e paz”, de Leão Tolstoi.






Bem-vindos à Biblioteca Escolar!




Mais um ano letivo se inicia e com ele novas expectativas se criam em relação ao complexo processo ensino e aprendizagem.

Segundo a RBE, Rede de Bibliotecas Escolares, o trabalho das bibliotecas para o presente ano letivo de 2023/2024 vai reger-se pelo lema “Iteração e Consolidação”, que se traduz no aperfeiçoar e consolidar em todos os domínios da intervenção das bibliotecas. Segundo este organismo do Ministério da Educação, o seu espírito de Visão é: “Bibliotecas Escolares excelentes acolhem, apoiam, colaboram, desafiam, transformam e empoderam.”

É desta forma que damos as boas-vindas a todos aqueles que, de forma assídua ou esporádica, se deslocam à Biblioteca Escolar Guilherme d’Oliveira Martins para usufruir de todos os seus serviços e equipamentos que se encontram neste espaço.

Biblioteca Escolar: uma porta para a vida!