segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Dia Mundial da Ciência / Dia Nacional da Cultura Científica | 24 de novembro


No dia 24 de novembro assinalou-se o Dia Mundial da Ciência com o objetivo de se enaltecer o papel da ciência para o desenvolvimento humano, assim como para incentivar o gosto por esta área nas gerações mais novas.
No mesmo dia celebrou-se o Dia Nacional da Cultura Científica, que foi instituído em Portugal em 1996 como forma de se comemorar o aniversário do nascimento de Rómulo de Carvalho, que foi professor, pedagogo, autor de manuais escolares, historiador da ciência e da educação, divulgador científico e poeta. Rómulo de Carvalho também foi autor de livros de poesia sob o pseudónimo de António Gedeão.

Na Biblioteca Guilherme d’Oliveira Martins esteve patente uma mostra documental sobre este tema, assim como uma exposição com diversos materiais da área das ciências. Este trabalho foi o resultado da colaboração entre a equipa da Biblioteca Escolar e os docentes dos Departamentos de Física e Química, Biologia e Geologia e Eletrotecnia. Diversos alunos visitaram este espaço ao longo do período em que decorreu esta mostra.