sábado, 8 de dezembro de 2018

Tesouros do Tempo da Fundação (Escola de Desenho Industrial Jacome Ratton - 1884)

Na Biblioteca Escolar Guilherme d'Oliveira Martins na Escola Secundária Jacome Ratton, está patente uma Mostra de documentos da época da criação e inauguração da Escola de Desenho Industrial. A Mostra está acessível a toda a comunidade. Se pretender uma visita guiada à referida Mostra, basta proceder à marcação na BE.

A 9 de dezembro de 1884 foi inaugurada a Escola de Desenho Industrial Jacome Ratton

A 9 de dezembro de 2018 comemoram-se 134 anos da inauguração da Escola de Desenho Industrial Jacome Ratton. A criação aconteceu no entanto por carta de lei, no dia 6 de maio de 1884. A criação desta Escola vem no seguimento de uma ‘’representação’’ formulada ao governo em reunião da Câmara a 9 de janeiro de 1884, para que Tomar fosse contemplada com uma das escolas de Artes e Ofícios, recentemente criadas no dia 3 de janeiro, sendo duas no Porto (Faria Guimarães no Bonfim e Infante D. Henrique em Villar) duas também em Lisboa (Gil Vicente em Belém e Afonso Domingues em Xabregas) e uma em Vila Nova de Gaia (Passos Manuel), Coimbra (Brotero) e Covilhã (Campos Mello). Sete meses depois da criação por carta de lei da Escola de Desenho industrial Jacome Ratton, no n.º 242 do jornal ‘’A Verdade’’ de 14 de dezembro de 1884, noticiava-se a ‘’… abertura (9 de dezembro) da nova aula’’ não deixando no entanto de informar que ‘’Estranhou-se que a camara municipal não comparecesse n’este acto e não inaugurasse a nova aula por uma forma adquada a comemorar mais uma conquista civilizadora.’’ Referimos no entanto que de todas as escolas criadas neste ano de 1884, a Jacome Ratton foi a terceira a ser inaugurada, como se disse, a 9 de dezembro desse mesmo ano. Como nota informativa dizemos ainda que: - em 25 de abril de 1889, a Escola de Desenho é transformada em Escola Industrial, o que implica que à disciplina de Desenho industrial se juntem Desenho elementar, Desenho Geométrico Rigoroso, Desenho de Ornato, Desenho de Arquitectura, Desenho de Máquinas, Desenho de Figura, Aguarela, Modelação, Aritmética e Geometria Elementar, Elementos de Física e Mecânica e finalmente Língua Francesa; - o Ensino Manual, criado por despacho de 11 de dezembro de 1886, começou em 15 de fevereiro de 1887, compreendendo, Trabalhos em madeira e Trabalhos em ferro. - a Escola de Desenho Industrial Jacome Ratton foi instalada e inaugurada no primeiro andar do n. 73 na Rua Silva Magalhães.

Encontro "Ler+ Qualifica"

O Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) e a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP, IP) promovem, no dia 10 de dezembro de 2018, entre as 10h30m e as 17h00m, na Escola Secundária Jácome Ratton do Agrupamento de Escolas Templários, em Tomar, o Encontro "Ler+ Qualifica". Este evento tem como público-alvo as entidades selecionadas para a 1.ª fase do Projeto Ler+ Qualifica.
Ver programa completo aqui