segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE)










No dia 23 de outubro do corrente ano, assinalou-se o Dia da Biblioteca Escolar em Portugal, que ocorre anualmente na quarta segunda-feira deste mês, inserido na celebração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE).
Uma vez que o tema deste ano é “Biblioteca Escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar.”, na Biblioteca Escolar Guilherme d’Oliveira Martins, todos os alunos que a frequentam foram convidados e incentivados a contribuir com pequenos textos poéticos ou em prosa, com pensamentos ou com imagens criativas da sua autoria sobre o que significava para cada um deles a biblioteca, permitindo-lhes dar asas à sua imaginação, ao seu espírito inventivo e à sua criatividade. Após a sua conclusão, os trabalhos produzidos ficarão expostos neste espaço.












domingo, 5 de novembro de 2023

Dia Mundial da Alimentação | 16 de outubro


Atualmente, todos damos muita atenção ao que comemos porque sabemos que a alimentação tem um impacto enorme na nossa saúde, na nossa aparência e na qualidade das nossas vidas.
No dia em que é celebrado o Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, estiveram expostas na montra desta Biblioteca Escolar diversas obras que abordam esta temática. Para além disso, foram exibidos alguns vídeos sobre a dieta mediterrânica, sobre a alimentação saudável e sobre a comemoração deste dia em 2023, em que é dado ênfase ao tema escolhido para este ano, “Água é vida, água é alimento. Não deixar ninguém para trás.”, da responsabilidade da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura). Foi também feita referência ao desperdício alimentar e foram dados exemplos de alimentos saudáveis que se devem incluir numa dieta equilibrada, presentes na Roda dos Alimentos, através de imagens elucidativas.