segunda-feira, 8 de maio de 2023

Dia da Liberdade | 25 de ABRIL Sempre!

“A 25 de Abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas, coroando a longa resistência do povo português e interpretando os seus sentimentos profundos, derrubou o regime fascista.
Libertar Portugal da ditadura, da opressão e do colonialismo representou uma transformação revolucionária e o início de uma viragem histórica da sociedade portuguesa.
A Revolução restituiu aos Portugueses os direitos e liberdades fundamentais. No exercício destes direitos e liberdades, os legítimos representantes do povo reúnem-se para elaborar uma Constituição que corresponde às aspirações do país.”
Retirado da Constituição da República Portuguesa (02/04/1976)

Nesta biblioteca, esteve patente uma mostra bibliográfica com diversas obras literárias alusivas à revolução do dia 25 de abril de 1974. Como tributo a este marco histórico, o aluno António Maduro, do 12.º B, escreveu um texto poético intitulado “Uma manhã diferente”, que esteve exposto junto da mostra bibliográfica. Também foram recolhidos os pareceres dos alunos que frequentam esta biblioteca escolar, no sentido de auscultar as suas opiniões relativamente ao que representa para cada um deles este dia tão importante para a democracia em Portugal.












Sem comentários:

Enviar um comentário