quarta-feira, 7 de março de 2018

Dia de Tomar - 1 de março

No âmbito da Comemoração do Dia de Tomar, esteve patente na BE uma Mostra Documental sobre Tomar nas diferentes épocas da sua História que incluiu variada Bibliografia, assim como a passagem em contínuo de vídeos relativos a visitas guiadas a Tomar no âmbito do património cultural, quer material quer imaterial.

Encontro com o escritor Miguel Miranda

No âmbito da Semana da Leitura, o escritor Miguel Miranda ''recebido'' e apresentado pela aluna Catarina Paulino (leitora fiel da obra deste escritor), no dia 6 de março, fez uma viagem pela sua obra e uma pré-apresentação do seu mais recente livro ''Sete janelas com vista para a morte''. Com um discurso fácil e encantatório, Miguel Miranda prendeu o auditório mais uma vez cheio, pelos alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário mas também da Universidade Sénior de Tomar. Este escritor, ao contrário de outros, refere que para si não é ''doloroso'' escrever, antes pelo contrário, sente aquela como atividade relaxante e que não faz muito esforço para produzir porque aproveita todos os momentos para escrever, dando o exemplo de escrever em viagem ou quando espera no aeroporto. Os tempos gastos nas filas de trânsito também são aproveitados para ''criar'' porque quando chega a casa ''é só imprimir''. Senhor de uma fina ironia, escreve contos, romances brancos e na fase mais recente policiais. Tem sido finalista em vários concursos literários em Portugal e no estrangeiro e ganho alguns prémios. Em jeito de remate, referir que é médico e que criou em 1988, a primeira Liga de Amigos de um Centro de Saúde, uma instituição sem fins lucrativos dedicada ao apoio de idosos e isolados no domicílio. A atividade em articulação com o Grupo de Português teve a colaboração excecional da Professora Cristina Barros, professora da aluna Catarina Paulino.

Ciclo de Conferências ''Do Coração à Fundação''

No período que decorre entre o Dia dos Namorados e o Dia de Tomar (1 de março), pretende-se criar um novo Ciclo de Conferências cujo título uniforme será ''Do Coração à Fundação'' que aborde temas de várias da ciência, da cultura e da sociedade em geral. A presente edição, a primeira de um ciclo que se propõe continuar, teve 3 conferências que abordaram temáticas específicas relacionadas com as Ciências da Saúde, Sociedade & Informação, História. Conferências: - 19 de fevereiro, ''Coração artificial'', Pedro Martins Coelho - cirurgião cardiotorácico do Hospital de Santa Marta; - 27 de fevereiro, ''Democracia & Jornalismo'', Daniel Oliveira - jornalista do Expresso e comentador da SicNotícias; - 28 de fevereiro, ''Nuno Álvares Pereira na história militar medieval portuguesa'', João Gouveia Monteiro, Professor da Universidade de Coimbra. As conferências, promovidas pela equipa da Biblioteca Escolar, foram articuladas com os Grupos de Biologia, Economia/Sociologia e História, sendo coorganizadores os Professores Carlos Ribeiro, Francisco Farinha e Maria João Morais. A Câmara Municipal de Tomar integrou nas Comemorações oficiais do Dia de Tomar a conferência do dia 28 de fevereiro, tendo estado presente o Vice-Presidente Hugo Cristóvão. A conferência do dia 27 foi moderada pelas alunas Carla Garcia e Elsa Gameiro e integrada no seu Trabalho da disciplina Sociologia. Estiveram presentes mais de meio milhar de alunos nas 3 conferências que colocaram questões muito pertinentes aos diferentes oradores.

Dia da Internet Mais Segura - 6 de fevereiro

Ao assinalar este dia no mundo inteiro, pretende-se alertar e informar sobre o uso responsável e seguro da Internet e promover a proatividade no combate às condutas e aos conteúdos online maliciosos ou ilegais, minimizando potenciais riscos que podem advir do uso das tecnologias da informação e da comunicação, sobretudo quando utilizados por crianças e jovens. Na Mostra Documental esteve disponível um conjunto de documentos que integram o Fundo da Biblioteca Escolar, enquanto no plasma passava em contínuo uma animação disponibilizada pelo sítio SeguraNet.

Vítimas do Holocausto - Dia internacional

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto celebra-se anualmente a 27 janeiro. Este é um dia de lembrança em nome dos milhões de vítimas provocadas pelo genocídio da Alemanha nazi sobre os judeus, ciganos, homossexuais, entre outros, ocorrido durante a II Guerra Mundial. Nele decorrem cerimónias de homenagem a pessoas falecidas no Holocausto e o Secretário Geral da ONU transmite uma mensagem especial, entre outras iniciativas. A data de 27 de janeiro foi escolhida para a celebração deste dia por possuir um significado especial: foi a 27 de janeiro de 1945 que teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi (Auschwitz) pelas tropas da União Soviética. O dia mundial da memória do Holocausto foi criado por ação da Assembleia Geral das Nações Unidas, pela Resolução 60/7, de 1 de dezembro de 2005. A BE Guilherme d'Oliveira Martins na Escola Secundária Jacôme Ratton associou-se a mais esta celebração com uma Mostra Documental e passagem de filmes (em contínuo) alusivos à temática.

Dia do Mundial do Compositor - 15 de janeiro

Este dia surgiu com o intuito de honrar os compositores existentes no mundo, que contribuem com a sua arte para o fluir das emoções humanas, ao eternizar pequenos momentos e sensações da vida em música, um alimento para a alma. A Biblioteca Escolar associou-se à comemoração com Mostra Documental entre os dias 8 e 24 de janeiro.