quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Sessões de Formação de utilizadores da Biblioteca

Nos passados dias 6, 7, 8 e 11, decorreram sessões de formação de utilizadores da Biblioteca com as turmas, A, B e F do 10.º ano. Nestas sessões pretende-se que os utilizadores reconheçam as diferentes zonas funcionais em que está organizado o espaço da Biblioteca Escolar Guilherme d'Oliveira Martins na Escola Jácome Ratton: 1. Atendimento; 2. Leitura informal e Mostras documentais; 3. Áudio e vídeo; 4. Equipamentos informáticos para pesquisa e produção; 5. Trabalho de grupo alargado (4 ou mais alunos); 6. Trabalho de grupo (até 3 alunos); 7. Leitura e trabalho individual; 8. Pequeno auditório (a zona de trabalho individual ocasionalmente é transformada em pequeno auditório, podendo a leitura e trabalho individual decorrer na Biblioteca Histórica); 9. Gabinete de Tratamento documental; 10. Depósito; 11. Biblioteca Histórica. Dado a maior parte do Fundo documental estar em Livre Acesso é feito um breve enquadramento histórico deste novo modelo e explicada a organização do Fundo tendo como base essencialmente a Classificação Decimal Universal que serve também para a atribuição da cota (alfanumérica) respetiva a cada documento. Nestas sessões de Formação é também apresentado o catálogo online das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Templários, integrado(s) no catálogo das Rede de Bibliotecas de Tomar e são feitos ''exercícios'' de pesquisa simples ou avançada para recuperação e seleção de informação que satisfaça as necessidades do utilizador. Agradecemos a extraordinária/interessada participação dos alunos de cada uma das turmas presentes e aos professores Carlos Ribeiro (10.º A) e Sofia Barradas (10.º B e 10.º F) que nos desafiaram para esta atividade e pelo reconhecimento que ao longo dos anos têm manifestado da mais valia que é para os alunos de todos os ciclos no seu percurso escolar, mas sobretudo para estes alunos pré-universitários.

terça-feira, 12 de outubro de 2021

«Dia Nacional dos Castelos»

Desde 1984 que o «Dia Nacional dos Castelos» se comemora em outubro. A partir de 2003 estabeleceu-se o dia 07 como a data oficial. Este dia tem como objetivo promover em todo o país iniciativas e atividades que visam a reflexão sobre o património fortificado. Na Biblioteca Escolar da Escola Secundária com Terceiro Ciclo Jácome Ratton assinalou-se este dia temático com uma pequena mostra documental.

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Implantação da República - 05 de outubro de 1910

A 05 de outubro de 1910 foi proclamada, em Lisboa, a República Portuguesa. Este dia histórico foi assinalado na Biblioteca Escolar Guilherme d'Oliveira Martins.

O «Dia Mundial da Música» na Biblioteca Escolar Guilherme d'Oliveira Martins

O «Dia Mundial da Música» comemora-se anualmente no dia 01 de outubro. A música é considerada uma manifestação artística que, através da sua linguagem, permite uma aproximação entre os seres humanos. É uma forma de comunicação que produz beleza, harmonia e emoção, sendo considerada como um alimento para a alma. A fim de relembrar esta belíssima forma de arte, organizámos uma singela exposição de obras relacionadas com esta temática na Biblioteca Escolar Guilherme d’Oliveira Martins.