terça-feira, 29 de março de 2022

21 de março | Dia Mundial da Poesia e Dia Mundial da Árvore

"A orquestração das palavras, a cor das imagens e a contundência das boas métricas conferem à poesia um poder inigualável. Como forma de expressão íntima que permite a abertura aos outros, a poesia enriquece o diálogo que catalisa todo o progresso humano e é mais necessário do que nunca em tempos turbulentos." (Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial da Poesia de 2022.)
A UNESCO adotou pela primeira vez, em 21 de março, o Dia Mundial da Poesia durante a sua 30.ª Conferência Geral em Paris, em 1999. Este dia é a ocasião de homenagear poetas, de reviver tradições orais de recitais de poesia, de promover a leitura, a escrita e o ensino da poesia. O Dia Internacional das Florestas e o Dia Mundial da Árvore também são comemorados a 21 de março, tendo sido este dia proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2012, para celebrar e sensibilizar para a importância de todos os tipos de florestas.
Na Biblioteca Escolar Guilherme d’Oliveira Martins, comemoraram-se estas duas efemérides através de uma mostra bibliográfica, da visualização de vídeos com poemas musicados, da distribuição de poemas junto dos membros da Direção deste Agrupamento de Escolas e na Sala do Aluno. Foi ainda dinamizada uma atividade de leitura de poemas previamente selecionados, em contexto de sala de aula, pelos docentes que têm horas atribuídas nesta Biblioteca Escolar e que se voluntariaram para a realizar.