sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Viajar pela leitura

A leitura é algo importante na vida do ser humano, sendo o livro de importância fundamental para o desenvolvimento das sociedades e para o crescimento intelectual do indivíduo.

O ato de ler estimula a criatividade e a imaginação, exercita a memória, contribui para o enriquecimento do vocabulário, promove a melhoria da escrita, desenvolve a capacidade de comunicação, fortalece o pensamento crítico e aumenta a capacidade de compreender e de interpretar textos. Como qualquer outra atividade saudável, a leitura deve ser estimulada desde a infância, contribuindo para a formação de jovens leitores.

As mostras bibliográficas referentes aos escritores cujas datas de nascimento ocorrem nos meses de setembro e outubro pretenderam valorizar a profissão que privilegia a arte de comunicar por escrito, mas também visaram despertar o interesse dos alunos, que usualmente frequentam este espaço, pelas diversas obras patentes na montra desta biblioteca escolar. Os escritores contribuem amplamente para enriquecer a cultura de um povo, uma vez que a literatura não tem barreiras, nem fronteiras.




quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Dia Mundial do Professor - 5 de outubro









O Dia Mundial do Professor é celebrado todos os anos no dia 5 de outubro. Esta data surgiu para reconhecer e valorizar a importância destes profissionais para a educação e para a sociedade. Os docentes têm um papel muito importante na vida dos alunos e são um dos pilares da sua educação e da sua formação.

Nunca é demais relembrar o papel fundamental do professor em qualquer sociedade. Ser professor é uma profissão que requer dedicação, paciência e capacidade de estimular a criatividade e o gosto pela aprendizagem nos alunos.

Alguns alunos, que frequentam esta biblioteca escolar, foram questionados de forma informal e aleatória sobre o papel do professor nas suas vivências diárias em contexto de sala de aula, tendo muitos deles referido que foram marcados de forma positiva por vários docentes, ao longo do seu percurso escolar.

“Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo.” – Malala Yousafzai

 

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Dia Mundial da Música | 1 de outubro

Este é um dia de celebração que visa a promoção da arte musical em todos os setores da sociedade, a divulgação da diversidade musical e a aplicação dos ideais e fundamentos da UNESCO, como a paz e amizade entre as pessoas, a evolução das culturas e a troca de experiências.

Nesta biblioteca foi relembrado Fernando Lopes-Graça, considerado um dos maiores compositores do século XX, nascido em Tomar no dia 17 de dezembro de 1906. Iniciou os seus estudos musicais na cidade onde nasceu, tendo-os concluído no Conservatório Nacional de Lisboa. Em Tomar tem uma rua e um Auditório com o seu nome, tem uma estátua e a casa onde nasceu é um espaço documental e artístico, sob o nome de “Casa Memória Lopes-Graça”.

Neste espaço, foram visualizados 2 vídeos, um do arquivo da RTP que transmite uma reportagem sobre este célebre compositor tomarense e outro que reproduz a peça musical “Acordai”, interpretada pelo Coro Misto da Universidade de Coimbra (coro virtual).