sexta-feira, 22 de março de 2019

Pegada digital

A seguinte proposta: ''Palestra: Pegada Digital O que é? Quais os riscos? Venha refletir e conhecer mais sobre este tema. Ajude os seus filhos e alunos a serem conscientes e não comprometerem o futuro!'', atividade conjunta das Associações de Pais da Escola Jacome Ratton e Gualdim Pais, inicialmente prevista para o Auditório, por razões técnicas teve de se realizar na BE Guilherme d'Oliveira Martins, Escola Jacome Ratton

Dia Mundial da Poesia

O Dia Mundial da Poesia celebra-se todos os anos em 21 de março. A data foi criada na 30.ª Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1999. O Dia Mundial da Poesia comemora a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa a importância da reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa. Isso porque a poesia contribui para a diversidade criativa, inferindo na nossa perceção e compreensão do mundo. in calendarr.com Na Biblioteca, desde o início da presente semana, uma Mostra bibliográfica documenta poesia de diferentes épocas e poetas de língua portuguesa.
Na noite do dia da Poesia, numa atividade promovida pela BE e Centro Qualifica, falou-se muito brevemente da poesia portuguesa, tendo sido lidos alguns poemas, sobretudo em língua espanhola pelos Formandos de Espanhol que concluíam a sua Formação.

Hoje Leitor, amanhã Leitor!

Durante a semana de 11 a 15 de março decorreu a Semana da Leitura que teve como lema ''Hoje leitor, amanhã leitor!''. No dia 14 de março houve a proposta de 10 minutos de leitura. Alguns professores e turmas aceitaram o desafio desta Proposta da RBE (Rede de Bibliotecas Escolares) e PNL (Plano Nacional de Leitura) e durante a Semana visitaram a Biblioteca Escolar e requisitaram livros para leitura na aula e domiciliária.

Dias de Thomar - Mostra Documental e Bibliográfica

Esteve patente entre 11 de fevereiro e 15 de março, uma Mostra bibliográfica relativa a diferentes aspetos e momentos da riquíssima História de Tomar, teve sobretudo destaque o período entre o início da construção do Castelo Templário em 1 de março de 1160 e a elevação de Tomar a cidade em 1844. Em permanência, a passagem de documentários sobre Tomar na zona de Leitura informal.