sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Dia Mundial da Alimentação | 16 de outubro

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro, assinalando o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 1945. Este dia é um apelo global por um mundo em que alimentos nutritivos estejam disponíveis e sejam acessíveis a todos, em qualquer lugar, contribuindo desta forma para a erradicação da fome.




Para além da mostra bibliográfica e da informação exposta sobre este tema, decorreram no dia 17 de outubro, nesta biblioteca, algumas sessões de esclarecimento no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação. O tema desta comunicação intitulou-se “Alimentação Saudável e Sustentável” e a oradora foi a nutricionista Mariana Briote, que integra o Núcleo de Nutrição do ACES do Médio Tejo, a qual frisou que é urgente construir um mundo mais sustentável e apelou à adoção de estratégias para atingirmos esse objetivo, onde cada um de nós tem um papel ativo. No final de cada sessão, foram distribuídas peças de fruta por todos os alunos, um marcador de livros alusivo ao tema e um folheto informativo.






terça-feira, 25 de outubro de 2022

Implantação da República | 05 de outubro de 1910


Portugal foi uma Monarquia desde a sua independência a 05 de outubro de 1143, com o tratado de Zamora, até 05 de outubro de 1910.
Essa Monarquia terminou com a Proclamação da República, na varanda dos Paços do Concelho de Lisboa, às 9 horas da manhã, no dia 05 de outubro de 1910, por José Relvas.
Este dia foi assinalado na Biblioteca Escolar Guilherme d’Oliveira Martins, como um importante marco histórico, através de uma mostra bibliográfica, assim como da disponibilização de informação sobre este tema.